Tráfego APCAP cai 11% até março

Tráfego APCAP cai 11% até março

Última quinzena do mês influencia negativamente dados do trimestre

A rede APCAP – Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens registou uma quebra acentuada no tráfego do primeiro trimestre do ano, de 11%, com a última quinzena do mês de março a penalizar os dados globais devido à pandemia Covid-19. Os primeiros dois meses do ano registaram um crescimento de 5%.

As maiores reduções deram-se no Algarve, com cerca de 17% na N125 e 11% na Via do Infante, com menos 44 milhões de quilómetros percorridos só nestas duas vias. Outra grande redução foi na zona da Grande Lisboa e no Litoral Oeste, com cerca de 13%.

Esta redução de tráfego está em linha com a dos países que introduziram restrições à circulação na mesma altura, como a Áustria, Dinamarca, Holanda, Polónia e países dos Balcãs. Ainda não há estatísticas divulgadas de países mais próximos de Portugal, como Espanha, França e Itália.
Recorde-se que a rede APCAP compreende uma extensão de 3 580 km, pelo que a redução verificada no trimestre de 14 534 veículos por dia nesta rede para 12 951 veículos significa menos 515 milhões de quilómetros percorridos.

Para António Nunes de Sousa, presidente da APCAP, “a redução de tráfego causada pelas restrições de circulação impostas pelas medidas de confinamento afetou fortemente a atividades das concessionárias, não só em Portugal como na rede de associados europeus da ASECAP, as quais mantiveram as suas infraestruturas em permanente funcionamento, com vigilância e assistência 24h aos clientes, conforme compromisso assumido nos seus contratos de concessão.

As medidas de distanciamento social obrigaram ainda à execução de planos de contingência nas equipes permanentes de apoio à exploração da via e nos serviços disponíveis aos clientes.

O tráfego do 2.º trimestre de 2020 será ainda substancialmente inferior, sendo previsivelmente o pior desde que há estatísticas APCAP.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp