‘Todos os Dias Sem Mortes nas Estradas’ com apoio da rede de autoestradas APCAP

Zero Mortos na Estrada

Iniciativa inserida na Semana Europeia da Mobilidade
que decorre de 16 a 22 de setembro

As concessionárias de autoestradas, através da APCAP – Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens, associam-se à iniciativa ‘Todos os Dias Sem Mortes nas Estradas’, inserida na Semana Europeia da Mobilidade que decorrer entre os dias 16 e 22 de setembro.

Depois de anos com a designação ‘Dia Europeu Sem Mortes nas Estradas’, considerou-se ter chegado o momento de ser mais ambicioso no objetivo de conseguir um registo limpo de óbitos nas estradas um pouco por toda a Europa. Assim, o projeto adotou um novo conceito e passou a ‘Todos os Dias Sem Mortes nas Estradas’.

Para conseguir este desígnio, a solução está literalmente nas mãos de todos os condutores portugueses e europeus. Basta que cumprir as mais elementares regras de condução para diminuir substancialmente o risco de acidente com origem no condutor.

  • Cumpra o Código da Estrada e respeite todos os utentes da via
  • Garanta uma boa utilização do veículo e promova inspeções facultativas sempre que se verifique alguma anomalia nos sistemas de direção, travagem, suspensão e iluminação
  • Conduza da forma mais segura possível e siga as regras de condução, seja ao volante de um carro, mota ou bicicleta
  • Não conduza, nunca, depois de consumir álcool, drogas ou medicamentos que possam prejudicar a segurança
  • Use sempre o cinto de segurança e garanta que todos os passageiros na viatura fazem o mesmo
  • Não use o telemóvel ou qualquer outro dispositivo enquanto conduz

Em Portugal a designação ‘Todos os Dias Sem Mortes nas Estradas’ advém do projeto internacional EDWARD – Every Day Without a Road Death. Uma missão a que todos podem e devem associar-se. Veja o vídeo da campanha no LinkedIn da APCAP.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp