Investimento em Autoestradas: Garantir o Presente, Assegurar o Futuro

O VII Congresso da APCAP, dedicado ao tema “Investimento em autoestradas: Garantir o presente, assegurar o futuro”, decorreu a 29 de janeiro de 2025 no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, e contou com a presença de Hugo Espírito Santo, Secretário de Estado das Infraestruturas e dos responsáveis da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Infraestruturas de Portugal, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e LNEC, além dos associados da APCAP.

Num ano repleto de desafios, as concessionárias rodoviárias reuniram-se no dia 29 de janeiro, em Lisboa para antecipar e debater com stakeholders públicos e privados os desafios que se colocam para os próximos anos.

O contributo essencial das autoestradas para ligar as pessoas, melhorar a mobilidade e promover o desenvolvimento económico e social do País foi destacado no evento da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas e Pontes com Portagens que reúne 21 concessionárias e mais de 3.300 quilómetros de autoestradas sob gestão, a APCAP (Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas e Pontes com Portagens). Em destaque esteve o investimento que, em média, é realizado anualmente na Operação e Manutenção das autoestradas e que garante que Portugal tenha das melhores autoestradas da Europa: 500 milhões de euros.

Sobre a necessidade de investimento para os próximos anos, foi apresentado um estudo realizado a nível europeu pela consultora PwC, que identifica a necessidade de investimentos para modernizar a rede de autoestradas em infraestruturas mais sustentáveis, mais seguras, mais digitalizadas e mais resilientes aos desafios futuros, que podem representar um investimento nas autoestradas portuguesas superior a 4 mil milhões de euros, para além do investimento que já hoje é feito. O investimento futuro em infraestruturas e tecnologia é necessário para fazer face aos desafios de (i) sustentabilidade, (ii) segurança rodoviária e (iii) digitalização.

Foi, ainda, apresentada uma análise sobre o impacto do fim das portagens em algumas autoestradas em Espanha e as consequências nas vias do país, com acentuada degradação da infraestrutura, mais veículos pesados e mais sinistralidade na maioria das autoestradas onde deixou de haver portagem.

Igualmente em debate estiveram os desafios que a inteligência artificial irá trazer ou o princípio do utilizador-poluidor / pagador – que, em linha com as diretivas europeias, aponta para que no futuro os automobilistas devem pagar em função dos quilómetros percorridos e das emissões emitidas. 

A segurança das autoestradas foi também destacada no evento da APCAP, tendo sido revelados números relevantes e atuais: no ano passado o número de mortes diminuiu 4%, em queda desde 2019 (20%), para o que muito contribuem o nível de manutenção da infraestrutura e a monitorização e assistência a clientes 24×7.

Estudos Apresentados

Apresentações

Galeria

Gravação

Congresso APCAP, Parte 1

Congresso APCAP, Parte 2

Congresso APCAP, Parte 3

Congresso APCAP, Parte 4